quarta-feira, 19 de novembro de 2014

(Des)Valorização

Sim, faz tempo que não posto nada aqui. tem muita coisa acontecendo na minha vida profissional nesse momento e eu estou achando tudo isso ótimo, é claro! Apesar de cansativo e de ter que abdicar de algumas coisas pra conseguir dar conta do trabalho, eu adoro essa correria!

Mas vamos ao assunto... Essa semana vi duas coisas acontecerem, ambas com o mesmo tema, digamos assim! Artistas que banalizam seu trabalho e por consequência desvalorizam o trabalho dos colegas de profissão.

Diz-se que arte não dá dinheiro, que não é valorizado, que não há incentivo... Ora, como valorizar, incentivar e conseguir lucrar com um trabalho que o próprio artista entrega de mão beijada?

Não sei qual foi o contexto, mas uma amiga de longa data, colega de profissão postou no facebook: "Amigos artistinhas, não desvalorizem o trabalho dos seus colegas. Não prostituam (tanto) a sua arte. Tenham amor pelo próprio trabalho e pelo trabalho do próximo. Faz bem pra todo mundo!" 
Pouco tempo depois (em notícias não relacionadas a essa postagem) soube que um grupo de teatro teria oferecido seu trabalho gratuitamente para uma empresa que fazia cotações com vários grupos para a realização de sua SIPAT. Aí eu pergunto: dá pra concorrer com gratuidade? Se o que o contratante quer é economizar (como acontece na maioria das vezes), qualquer grupo que ofereça o seu trabalho por qualquer valor por mais em conta que seja, não tem chance contra um grupo que "dá de graça". E então, por mais que o contratante possa se arrepender caso o barato (ou o de graça) tenha saído caro demais, a cagada já está feita! O grupo em questão banalizou seu trabalho e os outros grupos deixaram de realizar um trabalho que manteria sua sobrevivência.

Começo a pensar que o que falta pra alguns artistas é se amar mais! Se valorizar pra ser valorizado! Saber cobrar pelo seu trabalho que em hipótese alguma sai de graça. Afinal, no mínimo é preciso gastar com alimentação e transporte e isso certamente sai do bolso de alguém.

Volto a dizer o que já disse em alguma outra postagem: Caros artistas, colegas de trabalho, colegas de sofrimento da profissão... Se dê o devido valor, se respeite, se ame! Caso contrário ninguém fará isso por você! Não reclame de falta de dinheiro se não sabe cobrar! E por fim, não puxe o tapete do colega porque você percorre o mesmo caminho e lá na frente, mesmo que na ponta do tapete, quem pode cair é você!

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Dia de reflexão sobre o dia

Hoje 19 de setembro, comemora-se o Dia Nacional do Teatro. Eu nem me lembrava que, há mais de um mês, tinha até programado uma postagem comemorativa na fanpage do meu site. Mesmo sem lembrar, me peguei pensando sobre o teatro. E agora que me lembrei o motivo disso, compartilho aqui meus pensamentos...

Você já foi ao teatro? O que é teatro para você? O que você pensa sobre o teatro? O que o teatro te faz pensar? O que você acha que o teatro é capaz de fazer? O que você gostaria que o teatro fizesse por você?
Como pode uma arte tão antiga ter tanto significado? Mas qual significado? O que significa "teatro" para você?

Já disse aqui muitas vezes tudo o que o teatro representa na minha vida. O teatro é tão parte de mim que mesmo quando não pude estar próximo fisicamente dele, dei um jeito de não afastar meu espírito e intelecto. Mas me pergunto o que o teatro representa pra outras pessoas... Não as pessoas que também fazem teatro, não. Mas as pessoas que não se sentem próximas à ele, não se deleitam com todos os benefícios que ele é capaz de proporcionar. O que essas pessoas acham que é teatro? Talvez pensem que "Sai de Baixo" era teatro (pra mim não era, se alguém quiser entender terei prazer em explicar, mas esse não é o momento), talvez pensem que mentir bem é ser um bom ator, talvez acreditem que teatro é coisa de vagabundo ou de quem nasceu com o rabo pra lua e conseguiu se desligar do verdadeiro fazer teatral para ficar famoso na TV. Quanto às pessoas que fazem teatro, pra ser sincera também tenho minhas dúvidas... Tenho medo de quem vê o teatro como uma grande oportunidade de aparecer, por exemplo. Ah, Senhores, sinto dizer... Nada disso é teatro! Ao menos não para mim! Mas também não vou ficar me repetindo, já que em tantas outras postagens minhas aqui, acredito ter sido bem clara sobre o que o teatro representa pra mim!

O teatro não precisa de um dia para ser comemorado, pois é celebrado cada vez que acontece! E é sempre uma comemoração única cuja força não pode ser registrada por dispositivos tecnológicos, ele nasceu para ficar gravado apenas no íntimo de seus espectadores.

Afinal porque escrevi sobre tudo isso? Bom, foi só uma reflexão sobre o dia do teatro, sobre tudo o que o teatro representa e pode representar pra tantas pessoas... Apenas um convite aos apaixonados por essa arte, reflitam comigo e respondam, intimamente, as questões que trouxe nessa postagem.

Feliz dia nacional do teatro! Merda sempre! Evoé!

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Dia do Ator de Teatro

Hoje quero apenas deixar uma mensagem aos meus colegas de trabalho... Àqueles que perdem finais de semana e feriados deixando de almoçar com a família e de ir numa balada para ensaiar. Àqueles que ganham pouco, mas vivem felizes por que fazem o que amam. Aos que batalham diariamente para mostrar seu valor e provar que teatro é trabalho sim! Àqueles que, como eu, ao mesmo tempo que sonham conquistar seu espaço, ficam emocionados com o som de aplausos mesmo que de uma plateia pequena.

Somos sonhadores, somos lutadores e não devemos desistir nunca! O fazer teatral, a cultura e o amor pelo palco depende de nós! Somos instrumentos de modificação! 

Um texto teatral... São apenas palavras num papel se não formos nós, atores, a lhes dar vida! Um cenário... São apenas pedaços de madeira, tecido e outros materiais dispostos num palco se não fomos nós, atores, a lhes dar uma razão para estarem ali! 

Enfim... Somos a alma do teatro!... E o teatro é toda a nossa alma!

Evoé! E merda para todos nós!

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Oração dos atores (ao Deus Dionísio)

Semideus divino filho de Zeus
Sua porção humana nos aproxima
Por ti submergimos na identidade de um outro
O invocamos para que a arte seja etérea
Em honra a ti provocamos sentimentos
Que sejamos capazes de transformar e convencer
Que a obra escrita sê viva sobre o sagrado tablado
Então cada gota de nosso suor encherá vossa taça como o vinho
Cada aplauso serás tu a nos abençoar
Que cada abrir de cortinas seja em tua glória
E que ao cair do pano saibamos que o sacrifício foi bem sucedido

Evoé!




 Hellen Bravo

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Artista

Pre.con.cei.to - sm (pre+conceito): 1. Conceito ou opinião formados antes de ter os conhecimentos adequados. 2. Opinião ou sentimento desfavorável, concebido antecipadamente ou independente de experiência ou razão. 3. Superstição que obriga a certos atos ou impede que eles se pratiquem. 4 Sociol. Atitude emocionalmente condicionada, baseada em crença, opinião ou generalização, determinando simpatia ou antipatia para com indivíduos ou grupos.

Não é novidade que artistas sejam marginalizados pela sociedade. Artistas são considerados vagabundos e no que diz respeito ao teatro, há anos ouvimos más línguas rotulando atores como homossexuais, promíscuos, maconheiros e atrizes eram registradas nas carteiras de trabalho como prostitutas até alguns anos atrás.

Se você é artista (não importa se ator, pintor, dançarino,...) e vive em situação financeira difícil porque arte não é valorizada como deveria, então todos ao seu redor te chamam de desocupado, te mandam crescer e procurar um emprego decente e ainda dizem que se você tivesse se formado em direito ou medicina já poderia ter sua casa própria hoje. Mas se você é artista e se dá bem na vida,... Aí a coisa muda completamente! A família que te repreendia passa a te idolatrar, os amigos que se afastaram porque você vivia sem tempo de tanto que se dedicava às artes, te ligam parabenizando pelo sucesso e querendo marcar um cafézinho. Então, o funcionamento disso tudo é bem simples: se você é um artista que corre atrás, mas não tem dinheiro pra esbanjar, você é um vagabundo. Mas se você é um artista que conseguiu ao menos 15 minutos de fama e algum dinheiro, pronto... Você é maravilhoso!

Ar.tis.ta - adj m+f (arte+ista): 1. Aplicador da arte. 2. Aquele que faz da arte meio de vida.

A sociedade generaliza, as pessoas adoram falar daquilo que não conhecem e assim nasce o preconceito! Ser artista não é pra qualquer um. Pra ser artista precisa ter a alma, ter cultura, ter consciência. Artistas têm a nobre função de levar cultura em todas as formas e com ela instruir, fazer pensar, educar e encantar. É um dom e não deveria ser marginalizado! Mas é! E não recebe a devida atenção, créditos e valorização. É por isso que alguns artistas desistem no meio do caminho e se rendem. É por isso que alguns artistas sequer gostam de serem chamados de artistas.

Por um artista de rua que faz belíssimas pinturas em pratos pelas ruas de Santos/SP.

quarta-feira, 2 de julho de 2014

O ego e a raiz

Atores estão em evolução e aprendizado a cada nova experiência. Isso é um fato! Mas então porque alguns renegam duas origens? Quando a fama sobe à cabeça e o ego fica gigante, as pessoas tendem a se sentir superiores, insuperáveis e insubstituíveis. Por vezes, a fama nem é tão estrondosa, mas por menor que seja faz o artista se sentir maior e melhor do que realmente é ou poderia ser.

Porque estou filosofando sobre isso? Por que simplesmente não entendo o motivo pelo qual um ator sente enjoos quando é perguntado sobre uma peça que fez no passado e hoje por alguma razão acha ruim... Porque uma atriz não gosta quem mencionem sua participação na novela Chiquititas... Ou porque se arrepia ao ser lembrado que foi um mutante em uma novela... Enfim, não entendo porque o ego inflado faz atores repudiarem experiências vividas em sua carreira, se essas experiências foram degraus que galgados para chegar ao lugar em que estão hoje.

Se nesse momento você ator acredita que o trabalho que realizou no passado não foi bom, certamente na ocasião esse trabalho te ensinou algo, te fez crescer, evoluir e ser um profissional melhor hoje, então porque se arrepender? Pra que tentar esquecer de onde veio, pelo que passou, o que realizou por toda a sua carreira? 

É esplêndido para qualquer artista ter seu trabalho reconhecido, aplaudido e reverenciado. Ter o ego acariciado é uma das melhores sensações que se pode sentir. A fama é efêmera e o ego um dia desinfla, então não se pode permitir que tomem conta, pois quando isso acontece, normalmente nos tornamos pessoas rudes capazes de qualquer coisa para manter a pose e renegar nossas raízes.

Lembre-se sempre quem você é! Tenha em mente que tudo o que você fez, de bom ou ruim, fazem parte de quem você é. Toda e qualquer experiência de um artista lhe torna único! Tentemos manter nossas raízes intactas e o ego controlado.


sexta-feira, 20 de junho de 2014

Se o mundo é um ovo...

... O universo teatral é apenas um gergelim!

Morei em Santos por 25 anos e por 8 deles fiz parte do meio teatral. Sempre achei única a forma como todas as pessoas da classe teatral da Baixada Santista se conheciam. Parece que todo mundo já trabalhou junto alguma vez... São "filhotes" de uma cia. que deram origem a outra, são atores "emprestados" de uma cia. pra outra, e assim por diante... Pareciam raízes seguindo seus caminho como acham melhor, mas que no fim das contas fazem parte de uma mesma árvore. Poético, não!? Não é uma verdade absoluta, mas também não chega a ser uma mentira, mas isso não vêm ao caso! Enfim, até mesmo por causa dessa sensação de que todo mundo conhece todo mundo e tá sempre junto que eu fiquei um tempo afastada. Não me parecia certo entrar pra um grupo que parecia tão próximo do grupo que eu fazia parte antes, era estranho!

Aí me mudei pra São Paulo, comecei a trabalhar por aqui e conhecer pessoas do meio teatral. Minha maior surpresa foi perceber que mesmo nessa cidade enorme em que se mora por anos e não se consegue conhece tudo, a sensação de que todo mundo conhece todo mundo, da classe teatral, permaneceu! 

Se na vida é preciso tomar cuidado com o que se diz e o que se faz, no meio teatral é preciso ter cuidado redobrado se quiser garantir seu lugarzinho. Se em nosso dia a dia existem pessoas que podem nos prejudicar, entre artistas e seus egos inflamados existem pessoas capazes de tudo pra te tirar do caminho se acharem que você pode ser um empecilho para o seu sucesso. 

Aqui vai um recado pros jovens atores: fiquem de olhos abertos, façam o seu trabalho da melhor maneira possível e não pisem em ninguém! Não faça ninguém de degrau, pois amanhã esse degrau pode se transformar numa rampa escorregadia! O mundo gira, as pedras se encontram e se o mundo é um ovo, o universo teatral é apenas um gergelim!

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Valores

Quanto um ator deve receber por seu trabalho? Qual é o valor considerado justo? Na minha opinião a resposta dessas perguntas é: "Depende! São muitas variáveis!" Explico...

Acontece que cada montagem, e muitas vezes cada apresentação, é única! Se um espetáculo é bem vendido sendo possível pagar um cachê gordo pros atores, ótimo! Mas se não, cabe ao responsável repassar o valor que considerar condizente com o trabalho. Sim, tem muito pilantra no mundo que aproveita pra ganhar dinheiro em cima do trabalho dos atores sim, mas o que parece que as pessoas não entendem é que se um ator aceita, pelo motivo que for, fazer um trabalho por um determinado valor, não adianta chorar depois!

Ah, mas existe a tabela de piso salarial do SATED. Existe sim! Mas o que você prefere: ter frequência de trabalho por um valor que pode estar abaixo da tabela ou trabalhar uma vez por ano e ganhar o piso? Fica difícil pagar o valor sugerido pelo SATED quando a arte não é valorizada. É isso que eu percebo que alguns atores não conseguem entender! A tabela é válida e deve ser levada em consideração, mas sem meios pra isso, fica difícil!

Me lembro dos oito anos que fiz de teatro em Santos... Não recebia cachê por apresentação, não tinha ajuda de custo pra ensaio, figurino e cenário eram pagos com uma grande vaquinha feita entre o elenco e direção. Vim pra São Paulo, passei a receber pelo meu trabalho e aos poucos fui aprendendo a lidar com isso. Nunca reclamei de um valor pago por um simples motivo: eu aceitei! Eu sabia das condições e topei, então não posso reclamar! Se estivesse insatisfeita, (como já estive) procurava outra coisa que me pagasse melhor e então simplesmente me afastava.

Não estou dizendo que ator tem que aceitar ganhar qualquer coisa, não, muito pelo contrário! Precisamos receber o que é nosso por direito. Mas caramba, gente! Você aceitou apresentar um espetáculo ganhando R$50 e sabia disso desde o começo? Algum motivo você deve ter tido. Então me explica porque de uma hora pra outra isso passou a não ser o justo pra você. Resolveu se valorizar ou alguém enfiou caraminholas na sua cabeça te fazendo mudar de ideia? Veja bem, você não precisa aceitar ganhar esses R$50 pro resto da vida, mas à princípio foi o que te ofereceram. Pode apostar que devem ter tido motivo pra te oferecerem esse valor.

E quando um ator ganha, sei lá, R$1.500 por apresentação e de repente passa a achar isso pouco. Estrelismo não gente, façam-se esse favor!

Enfim, perdoem o desabafo... Só acredito que "valores" dependem de variáveis para ser definidos e a partir do momento que se assume um compromisso você deve honrá-lo. A maioria de nós atores trabalha como freelancer e depende de conseguir pegar um trabalho e ganhamos pouco sim, infelizmente é uma realidade. Mas saibam valorizar o que vocês ganham, quer achem muito ou pouco.

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Estudos pra arte e pra vida

Caio Castro causou alvoroço e dividiu opiniões ao dizer que não gostava de teatro e nem de literatura e apenas se mantinha antenado pro caso de alguém perguntar algo pra ele.

Eu, particularmente, acho que a experiência do palco e a convivência num grupo é importante pra um ator. É algo que dá uma bagagem impossível de se comparar com qualquer coisa no mundo.

Em quase todas as áreas profissionais tem "sortudos" que queimaram etapas apenas por estar no lugar certo na hora certa ou por ter um QI*. Acontece que isso faz outras pessoas acreditarem que também podem chegar a algum lugar sem fazer um pingo de esforço e essa é uma das causas de tudo estar do jeito que está. 

Acompanho as postagens da fanpage do blog "Atores da Depressão" e hoje eles postaram a imagem de uma mensagem deixada pra eles: 

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=736938962993557&set=a.342840839070040.79558.342833715737419&type=1&relevant_count=1

Geeeente, socorrooooo! Essa "cultura" do "basta ter um rostinho ou um rabo bonito" pra estar na TV me maltrata!

Ator precisa estudar sim, criatura! E muito! No seu caso, precisa estudar Português também porque tá complicado assim, viu!?

Peço a atenção dos jovens desse Brasil nesse momento: Galera, tem sim gente que se dá bem sem fazer porra nenhuma da vida, mas ou são 15 minutos de fama normalmente mal aproveitados ou acaba virando alvo de chacota. Entendo que é difícil, mas pensem no futuro! Hoje você tem um rosto e um corpo bacana, mas amanhã isso acaba! Hoje você está na TV e tem dinheiro, mas amanhã pode não estar e com falta de preparo e estudo você estará na lama! Pensa: se tá difícil pra quem estuda e rala todo dia, imagina pra quem não faz isso? Consciência pelo amor de Deus! Não seja um Neto da vida que se gaba por estar na Band e comentar Copa do Mundo falando errado, enquanto jornalistas formados estão desempregados! 

Desculpem o desabafo! Obrigada pela atenção!

*Quem indica

segunda-feira, 24 de março de 2014

Diretores e suas direções


Li num livro uma vez que "diretores de teatro são atores frustrados". Não concordo, mas também não discordo totalmente! Não dá pra generalizar, mas existem sim diretores que se frustraram como atores e vivem pra infernizar a vida daqueles que estão no palco.

Mas existem diferentes tipos de diretor... Alguns exemplos:

- "Diretor espelho": Aquele que não consegue só dirigir, ele precisa subir no palco e fazer a cena pra que o ator o imite em cena depois;
- "Diretor Pai": Aquele que tem uma paciência infinita com os atores e até as broncas são dadas de forma carinhosa;
- "Diretor General": Ele não pede, ele manda! E ainda te faz chorar pensando seriamente em abandonar a carreira (a maioria é daqueles que se frustraram no palco anteriormente). Ele tem necessidade de deixar claro que é ele quem manda no pedaço;
- "Diretor detalhista/perfeccionista": Aquele que faz marcação até pros fios de cabelo que devem cair em determinada cena;
- "Diretor se vira": Ele diz pro ator muito por auto como deve ser a cena, mas como você vai fazer pra conseguir é problema exclusivo do ator;
- "Diretor espremedor de laranja": Ele sabe o que pode tirar do ator e o espremerá até extrair absolutamente tudo;
- "Diretor de tela em branco": Esse espera o ator mostrar o que tem pra só depois corrigir o que se fizer necessário, ele só dá as últimas pinceladas e assina a obra;
- "Diretor aventureiro": Não tem nenhuma formação e não foi ator, mas viu uma peça que o fez se apaixonar e achar que tudo era muito fácil e então decidiu dirigir um espetáculo achando que vai revolucionar a história do teatro.

E por aí vai...

Diretores têm uma função nobre, pois ele é quem concebe o projeto do espetáculo, elabora e coordena a encenação, a partir de uma ideia ou texto utilizando-se de técnicas para obter os melhores resultados da comunicação com o público.