sábado, 28 de fevereiro de 2015

Perguntinha inocente

Na última quarta-feira lá fui eu, mais uma vez, dar aula de teatro. Tudo correu bem com a turma da manhã e após o final eu fui almoçar. Uma das minhas alunas (de 9 anos) sentou-se à mesa pra me fazer companhia e aproveitou pra conversar. Foi então que ela me fez a seguinte pergunta:...

"É verdade que fazer teatro te leva, assim, a quase ser atriz?"

Espera aí que perdi o fôlego de novo aqui! Geeeeeeeenteeeeee! O que a TV tá ensinando pra essa geração? Que medo! Ok, acho que agora já dá pra continuar... Vamos lá!

Respirei fundo, tomei um gole de água pra me recuperar e respondi: "Ator é todo aquele que interpreta e representa uma ação dramática com base num texto. Então, todo aquele que faz teatro é um ator! Mas se a sua dúvida é sobre aquelas pessoas que aparecem na televisão fazendo novela, eles também são atores, mas eles fazem esse trabalho de um jeito um pouquinho diferente e cá entre nós, não é tão glamouroso como você deve imaginar. Vou ter tempo de explicar isso melhor pra vocês aqui nas nossas aulas, tá bom!? Mas olha só, eu sou sua professora de teatro, você nunca me viu na TV, mas eu sou atriz! Deu pra entender mais ou menos?" - Ela sorriu e consentiu com a cabeça! E assim tentei explicar da maneira mais simples e direta possível. Ela parece ter ficado bastante satisfeita com a resposta e como disse pra ela, terei tempo de conversar sobre isso com eles em aula.

Aí meus pensamentos se voltam novamente a "caixa eletrônica mágica". É triste a forma como a mídia faz as coisas parecerem ser mais do que realmente são. Sei o quanto alguns jovens procuram o teatro querendo chegar à TV e achando que pra isso precisam passar pelo teatro antes e agem como se o teatro fosse um sacrifício a ser superado pra se chegar à glória que, mal sabem eles, simplesmente não existe! Dói ver isso, meu coração sangra por saber que, infelizmente, muitos pensam assim e minhas experiências de trabalho parecem sofrer comigo de tanta tristeza!

Deixo aqui um apelo aos jovens atores e possíveis aspirantes à televisão: não menosprezem o trabalho de ator de teatro e não encarem o teatro como uma fase chata que você precisa passar pra chegar onde quer. E um conselho: não pensem que quem trabalha na TV tem uma vida sensacional, ganha muito dinheiro e respeito porque não é bem assim que a banda toca! Acreditem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário