quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Ansiedade

Recebi um lindo comentário numa das postagens deste blog e aí não tive como ignorar a vontade louca de me aprofundar no assunto em mais uma postagem.

A fofa Samara Mairinck (Aliás, muito prazer, Samara!) deixou o seguinte comentário: "Querida Hellen, sou uma jovem de 14 anos participo de um grupo de teatro amador em minha igreja e agora farei um curso profissional,a minha duvida é se existe algo que posso fazer para deixar a ansiedade antes de entrar no palco. Beijos -Amo seu trabalho"

Respondi ao comentário e agora destrincho um pouco mais sobre... Há de ter uma explicação fisiológica, psicológica e até filosófica sobre a ansiedade que toma conta de um ator antes de cada apresentação. É um tal de roer unhas, vontade insistente de ir ao banheiro, um desespero doido, planejamentos infalíveis de como desaparecer sem que ninguém perceba, borboletas no estômago, formigamento no corpo, pernas bambas... Enfim, nervosismo!

Na minha humilde opinião, tudo o que faz parte dessa ansiedade é perfeitamente normal e, principalmente, saudável! Inclusive, acredito que o dia que eu não ficar nervosa antes de entrar em cena, é porque terá chegado a hora de parar de fazer teatro.  Além disso, manter-se ansioso é uma forma de estar num estado de alerta muito positivo pro trabalho.

Eu não sei exatamente o que explica esse frio na barriga, mas ele é real, é comum. E se um ator entra em cena sem nem uma acelerada diferente no coração, é porque tem alguma coisa errada. 

No teatro, nem um dia é como o anterior e nem como o seguinte. Cada apresentação é única e talvez seja isso que gera tensão. Por mais que se ensaie, a sensação de não ter controle sobre absolutamente tudo, nos consome. Há sempre a possibilidade de ocorrer eventos alheios à nossa vontade, que estão fora do nosso poder de alcance, que podem fazer com que algo surpreendente e inesperado simplesmente aconteça e o ator terá de lidar com o fato da melhor maneira possível. E por mais que um ator esteja seguro e tenha jogo de cintura... Ah, o ser humano é desesperadinho, né!? A ideia de algo fugir do combinado dá medo, desconforto e é então que a ansiedade aparece! Mas nada que alguns minutos em cena não resolvam! hehehe

Caros colegas atores, você fica nervoso antes de entrar em cena? Ótimo! Parabéns e continue assim! =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário